terça-feira, 16 de abril de 2013

Cara de pau na CRISE ou a CRISE dos caras de pau?




Muitos leitores de hoje vão precisar confirmar minhas palavras com os pais, tios e dependendo, até avós.

O Brasil já passou por várias crises.
 Sem pesquisar vou apenas citar as que me lembro, não que minha idade me comprometa, mas é apenas conhecimento e lembranças. Não existe uma ordem cronológica, apenas relatarei os fatos.

Houve um momento que os postos de gasolina não funcionavam à noite e nem aos domingos. Quando aconteceu a liberação para o funcionamento  24 horas, chegou a CRISE da gasolina; a solução foi o Proálcool, carros movidos a álcool, mais baratos, menos impostos, menos poluentes, tudo que o povo queria. E como funcionou bem, até chegar a CRISE do álcool. Para os produtores era melhor exportar açúcar do que produzir álcool. E agora? Sem crise,no stress, chegou o GNV. Ótimo, não fosse a CRISE do GNV, preço que não compete com a gasolina.

Gosta de frango? Já teve a crise do frango, sabia? Não tinha asinha pra churrasco, peito para canja, eu mesmo cheguei a comprar coxinha com recheio de sardinha- viva meu amigo Regi em Friburgo. Esclarecimentos, a CRISE era do frango, porque “galinhas” tinha pra todo lado.

Lembrei-me de outra.
 A CRISE da carne, filas enormes em mercados, açougues. Nessa época, fui criminoso: comprava carne no mercado negro (contrabando), tinha um amigo da igreja que era açougueiro no mercado Casas da Banha, me achava o cara.

Carro novo tinha ágio. (paguei no meu primeiro carro zero, um Gol bolinha, vinho, lindo, placa 7777, a perfeição, rodas, som, etc. Chega senão eu fico em crise).

Crise energética- racionamento e apagões.
Crise na telefonia- um telefone chegou a custar U$$ 4000,00 (isso mesmo, quatro mil dólares).
Crise do feijão, do arroz, do açúcar e outras que seus parentes mais velhos vão lembrar e eu não...
A mais recente, o tomate, ícone no facebook nos últimos dias, mas é mais fácil. Se ficar sem ser comprado o preço vai abaixar, lógico, a qualidade também.

Depois de tudo isso você deve estar pensando: Aonde ele quer chegar com essa bobeira?

Na pior das CRISES.
A CRISE de IDENTIDADE.

Na definição de CRISE, consta: Mudanças dos elementos estabilizadores habituais. Pode ser um processo de regressão, quando o indivíduo não consegue superar ou no sentido de desenvolvimento, quando o indivíduo tem na crise algo favorável.

Respondam-me se forem capazes....
Como então? Sem generalizar...
- Policiais fazem parte de grupos de extermínio?
-Políticos representantes do povo, mentem, enganam, usurpam, roubam e riem na cara do povo?
-Pais e mães, base da família, torturam, matam seus filhos por conta de aventuras sexuais?
-Prefeitos saqueando cargas de caminhões acidentados?
-Criminosos condenados exercendo funções e cargos importantes no governo federal brasileiro?
-Religiosos pedófilos, dinheiro na cueca, evasão de divisas dentro de bíblias?
-Grupos lutando por primazia sobre outros?

A música diz: “Tá todo mundo louco, oba. Tá todo mundo louco, oba.” Pergunta pro seu avô que ele sabe quem cantava....

Quer saber?
A Crise está em Crise.
A identidade foi perdida ou trocada,ou apenas disfarçada em Cara da Pau.


3 comentários:

  1. Gostei kkkk embora não tenha vivido por tal crises pois a minha idade nao bate, mas o comentário foi show!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. O próximo vai ser sobre os amigos que mentem a idade....

    ResponderExcluir
  3. Acredito que vai ficar show rsrsrsrsr!
    Voce e inteligente vai conseguir rsrs!

    ResponderExcluir