terça-feira, 14 de maio de 2013

Chega de ópio.



Responda-me.

Como defender algo que até seu significado é motivo de discórdia?

Não tem definição ou pior, tem muitas, é quase do tipo pão: todo mundo sabe o que é, pra que serve, mas são tantos que ninguém pode afirmar com certeza que tem o pão certo, cada pessoa tem seu gosto predileto, uns gostam do francês, outros do sovado e assim por diante.

Em relação ao assunto de hoje é o mesmo sentimento, se eu perguntar todos vão ter uma resposta, uns vão confundir com títulos, outros com nomes, mas todos tem uma opinião sobre o que é “religião”. 
Opinião própria,diga-se de passagem, pois significado pode ser: religar, reeleger, reler e até mesmo relíquia. Já começa a complicar. Qual rumo tomar?

E eu que pensei que sabia! 
É estar diante de algo e não saber como resolver é estar sendo acusado e não saber como defender, que caminho tomar...

Quando eu me perdi em Madri, foi assim mesmo, tinha um mapa excelente, mas não sabia pra onde ir, em Jerusalém aprendi a lição, tinha o cartão do hotel, sabia pra onde ir, mas não tinha nenhum mapa.

Estou vendo muitas pessoas assim hoje, diante da “religião”, querem defender, mas não sabem como e porque e pra que.

“ Se sou marxista digo que é “o ópio do povo”, se sou nazista digo, “mentes doentias que a criaram” (terá sido Hitler o criador de todas as religiões?), se sou admirador de Voltaire chegaria à conclusão de ser a religião “a linha de chegada da filosofia profunda”. Se estou na época de Cristo teria que escolher entre 10 grupos principais, desde os “justos” até os místicos alimentados por lendas, passando por grupos rebeldes, castos etc... Talvez aderisse ao único que não pregava religião e sim o arrependimento... Se caminho pelo história da idade média, ou recente encontro milhares de guerras iniciadas por causa dela- a religião.

Por isso é tão difícil acabar com os vícios por exemplo. São muitos caminhos, muitas opções, muitas portas abertas.

A religião sempre foi um problema, Cristo quando esteve em sua forma humana aqui na terra, só teve problemas adivinha com quem! Religiosos!!!! Tudo o que tentava fazer agredia uma das religiões, foi perseguido, caluniado, injustiçado, até conseguirem o que pensavam estar fazendo sobre domínio próprio, não entendiam ser o plano do próprio Cristo contra as religiões. Morrer para fazer o contrário do que era exposto pelos grupos religiosos.
A religião aprisiona, Cristo liberta.
A religião traz ódio, Cristo perdoa.
A religião oprime, Cristo dá direito de escolha.

Por certo eu não chegarei a um consenso do que seja religião, mas com certeza, sei o que é ser Cristão (imitador de Cristo), mesmo que as opiniões sejam divergentes, mesmo que vejam sob outro aspecto, mesmo que tenham motivos pessoais para discordar, o Cristão sabe em seu interior...
A religião acusa, Cristo defende.
Por isso existem religiosos e Cristãos....

Prefiro ficar com o defensor que ao lado do acusador, eles têm papéis bem definidos e personalidades bem distintas.
Prefiro então que o vício acabe.
Chega de ópio.

Um comentário:

  1. Isso e uma POLENGA!!
    KARL MARX: «A RELIGIÃO É O ÓPIO DO POVO»
    "O fundamento da crítica irreligiosa é: o homem cria a religião; não é a religião que cria o homem. E a religião é, bem entendido, a autoconsciência e o auto-sentimento do homem que ainda não é senhor de si mesmo ou que já voltou a perder-se (. ..) A religião é o soluço (o suspiro) da criatura oprimida, o coração de um mundo sem coração, o espírito de um estado de coisas carente de espírito. A religião é o ópio do povo. A abolição da religião enquanto felicidade ilusória do povo é uma exigência que a felicidade real formula. Exigir que renuncie às ilusões acerca da sua situação é exigir que renuncie a uma situação que precisa de ilusões. A crítica da religião é pois, em germe, a crítica deste vale de lágrimas de que a religião é a auréola.»

    Penso que a religião realmente e a causadora de muitas discórdias,guerras e ate mesmo a causa de muitas misérias pelo mundo.
    Vemos isso quase todos os dias nos jornais e nas TVs, onde ha ataques de carros bombas que matam seus próprios irmãos.
    Religião!
    Ma ha uma grande diferença entre ser cristão e ser religioso.Como ha também a diferença entre o convertido e o convencido.O convertido as lutas pode por vezes quase destruí-lo , mas sua fé permanece e ele esta la.Pode por vezes cabisbaixo ate mesmo triste, mas la esta ele na esperança que vai mudar, e muda.
    O convencido não aguenta a guerra, e sai pulando de galho em galho e por vezes desiste e já não o vês mais.
    O cristão e genuíno, o religioso não.
    O cristão e ele mesmo sempre, o religioso usa capas e aparências.Ele tem que se mostrar que e crente.Vejo ai o OPIO do povo. Cristão de fachada que vive de aparências e como o sepulcro caiado, lindo por fora e podre por dentro.
    Creio que e por causa disto, que a fé esta sendo ate mesmo banalizada.
    Homens sem caráter estão assumindo lugares nas igrejas e fazendo com que isso aconteça.
    Triste lamentável mas...
    Por isso tem gente que acha que a religião e o OPIO do povo.
    Mas eu sei melhor que ninguém que foi através do conhecimento da palavra que minha vida mudou.
    Então basta ao religioso, e um sim ao CRISTÃO!
    talvez me excedi nas palavras , mas gostei do assunto por isso, só por isso!

    ResponderExcluir