quinta-feira, 16 de maio de 2013

Chega de Missões?





Quando eu era criança, minha mãe um dia, preocupada com a minha alimentação me obrigou a tomar uma vitamina, dessas de banana com leite e mais um monte de acessórios... Não tomei, ou melhor, tomei na base da “havaiana”. Desde então não tomo leite, porque fui obrigado a fazer algo que não queria... Nunca disse nada contra quem toma vitamina, quem faz em casa ou quem compra em lanchonetes...
Existem coisas que nascem conosco, alguns suportam, outros gostam, poucos amam e um número muito reduzido tem como objetivo.
Talvez uma foto de uma criança desnutrida lhe comova e você pense. - Coitadinho, não tem ninguém pra fazer nada por ela.
Ou então seja um daqueles que acha que já tem muita gente fazendo por elas.
Quem sabe você é um daqueles que não concorda com quem faz
Já sei você faria melhor, pois está mais bem preparado.
Só que aí, você não faz porque não tem tempo, não concorda com quem faz porque essas pessoas não são capazes, não contribui financeiramente, pois isso era só na época do Antigo Testamento.
Só que muitos se surpreendem quando um número reduzido que tem isso como objetivo se dispõe a fazer e a grande surpresa é que sua opinião não pesou, seu dinheiro não fez falta, suas críticas nem foram consideradas. E o trabalho foi feito.
Junto com esse texto tem um vídeo (espero que de certo, não sei fazer direito, tecnologia e Marcelo não combinam muito), mas como faço parte da minoria que faz sem medir esforços, depois de assisti-lo me responda.
Chega de Missões?







terça-feira, 14 de maio de 2013

Chega de ópio.



Responda-me.

Como defender algo que até seu significado é motivo de discórdia?

Não tem definição ou pior, tem muitas, é quase do tipo pão: todo mundo sabe o que é, pra que serve, mas são tantos que ninguém pode afirmar com certeza que tem o pão certo, cada pessoa tem seu gosto predileto, uns gostam do francês, outros do sovado e assim por diante.

Em relação ao assunto de hoje é o mesmo sentimento, se eu perguntar todos vão ter uma resposta, uns vão confundir com títulos, outros com nomes, mas todos tem uma opinião sobre o que é “religião”. 
Opinião própria,diga-se de passagem, pois significado pode ser: religar, reeleger, reler e até mesmo relíquia. Já começa a complicar. Qual rumo tomar?

E eu que pensei que sabia! 
É estar diante de algo e não saber como resolver é estar sendo acusado e não saber como defender, que caminho tomar...

Quando eu me perdi em Madri, foi assim mesmo, tinha um mapa excelente, mas não sabia pra onde ir, em Jerusalém aprendi a lição, tinha o cartão do hotel, sabia pra onde ir, mas não tinha nenhum mapa.

Estou vendo muitas pessoas assim hoje, diante da “religião”, querem defender, mas não sabem como e porque e pra que.

“ Se sou marxista digo que é “o ópio do povo”, se sou nazista digo, “mentes doentias que a criaram” (terá sido Hitler o criador de todas as religiões?), se sou admirador de Voltaire chegaria à conclusão de ser a religião “a linha de chegada da filosofia profunda”. Se estou na época de Cristo teria que escolher entre 10 grupos principais, desde os “justos” até os místicos alimentados por lendas, passando por grupos rebeldes, castos etc... Talvez aderisse ao único que não pregava religião e sim o arrependimento... Se caminho pelo história da idade média, ou recente encontro milhares de guerras iniciadas por causa dela- a religião.

Por isso é tão difícil acabar com os vícios por exemplo. São muitos caminhos, muitas opções, muitas portas abertas.

A religião sempre foi um problema, Cristo quando esteve em sua forma humana aqui na terra, só teve problemas adivinha com quem! Religiosos!!!! Tudo o que tentava fazer agredia uma das religiões, foi perseguido, caluniado, injustiçado, até conseguirem o que pensavam estar fazendo sobre domínio próprio, não entendiam ser o plano do próprio Cristo contra as religiões. Morrer para fazer o contrário do que era exposto pelos grupos religiosos.
A religião aprisiona, Cristo liberta.
A religião traz ódio, Cristo perdoa.
A religião oprime, Cristo dá direito de escolha.

Por certo eu não chegarei a um consenso do que seja religião, mas com certeza, sei o que é ser Cristão (imitador de Cristo), mesmo que as opiniões sejam divergentes, mesmo que vejam sob outro aspecto, mesmo que tenham motivos pessoais para discordar, o Cristão sabe em seu interior...
A religião acusa, Cristo defende.
Por isso existem religiosos e Cristãos....

Prefiro ficar com o defensor que ao lado do acusador, eles têm papéis bem definidos e personalidades bem distintas.
Prefiro então que o vício acabe.
Chega de ópio.

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Os deuses não querem igrejas....





Eu gosto muito de ditados populares, a grande maioria deles pode ser aplicada em várias ocasiões, e hoje usarei um bem bacana desse tipo, 1001 aplicações.

“Quem desdenha quer comprar.”

Esse serve desde a compra de um objeto mais insignificante até um término de relacionamento. Olha por onde ele caminha: passa por decepção, por ciúmes, por intransigência, arrogância, frustração, orgulho, ódio, falta de perdão, desdenho (o do dito), mas o caminho mais comum e  forte é a inveja....
Se você conhece alguém que pratica esse ditado, com certeza vai encontrar uma destas características apontadas acima.
Para não ser prolixo, vou me ater em apenas uma questão que estou vendo borbulhar e quase virar moda.... O fato de não ser necessário estar em uma Igreja (espaço físico arquitetônico) para servir a Deus.
Sem a menor dúvida a cada dia está mais difícil honrar o nome de Cristão (imitador de Cristo), escândalos, decepções, como diria Boris Casoy- “Uma Vergonha”.
Antes de justificar minha opinião pergunto-lhe.
Se não é necessário Igreja (espaço físico):
Para que Jesus reunia-se com discípulos? (Mc 3:20)
 Para que instituiu a Ceia? (ICo. 11:23...)
Para que construiu muitas moradas?(Jo 14:2)
Para que pregou união? (Sl. 133)
Pra que ensinou o altruísmo?(Mc 12:33)
Pra que disse que tem um POVO?(I Pe 2:9)
Quer saber o que penso o que vejo?
Os defensores dessa ideia de NÃO SER PRECISO TER IGREJA (ESPAÇO FISICO) para se adorar a Deus estão muito bem no ditado popular.
Faça um teste.
Vejam por quantas igrejas eles já passaram? Todas estavam erradas e eles sempre certos!!!!
Tudo a volta deles é errado, todos os pastores são errados, os ensinos são errados, a liturgia está errada, a bíblia está errada.... Meus Deus, acabo de descobrir, são deuses entre nós...
Tem um texto que representa muito bem isso.  II Reis 5 (2º livro dos Reis bíblia sagrada capitulo 5)- nem todos que acessam meu blog conhecem o “evangeliques”- Fala de Naamã, chefe do exército do Rei da Síria, era leproso, tinha uma escrava que falou à esposa dele: Se meu Senhor estivesse em Samaria ele seria curado. Naamã foi até Samaria.Depois de alguns imprevistos encontrou com Eliseu, que lhe manda um recado, “Vá e mergulhe sete vezes no rio Jordão”. Naamã ficou indignado...
Os “Naamãs" de hoje ficam indignados pelos mesmos motivos. A fala da menina dizia que; ALGUÉM FARIA ALGO POR ELE, e a fala do profeta dizia que; ELE PRÓPRIO TERIA QUE FAZER ALGO.
Os “sem- igrejas” se assim posso chamá-los na verdade não estão tendo coragem é de enfrentar o evangelho na parte que diz “... mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2”.
Sempre foi mais fácil culpar os  “escândalos”, os “ensinos divergentes”, “os sem unção”, afinal os deuses deste século não querem igrejas( espaços físicos).